Pititinga

10 de setembro de 2014

Praia de Pititinga vista do Morro do Coconho



É com muito amor e carinho que venho mostrar esse lugar maravilhoso, que foi cenário de muitos momentos inesquecíveis na minha infância e na vida da minha família, e ainda hoje é o nosso refúgio preferido. Desde que me entendo por gente, meus janeiros têm destino certo: Pititinga, Rio Grande do Norte.

Todo mundo sabe que as praias do nordeste são maravilhosas, de águas quentes, convidativas a um banho de mar, de areias claras, finas, sempre iluminadas com muito sol. Isso não é novidade. Mas, muito provavelmente, você nunca ouviu falar nesse lugar, e é isso que o torna tão especial. A pouca fama ainda ajuda na conservação de suas belezas naturais, que são riquíssimas, e nos possibilita momentos de paz e tranqüilidade, que se fazem extremamente necessários nessa vida atribulada de cidade grande que levamos.

Acho super válido conhecer lugares desconhecidos e pouco badalados, mas que são encantadores em sua simplicidade. Pititinga é um deles. Então, vamos às apresentações... Pititinga é uma cidadezinha de poucos habitantes, localizada no município de Rio do Fogo, no estado do Rio Grande do Norte. Inicialmente, era uma vila de pescadores, que foi crescendo (mas não muito) sem perder sua essência. Alguns moradores foram chegando ao longo dos anos, e poucas novidades surgiram.

Quanto às paisagens e belezas naturais, esse lugar é mesmo um encanto aos olhos e um refúgio pra alma. Pititinga tem uma praia linda, de areias claras e dunas baixas, um mar quente e agitado quando a maré é cheia, e tranquilo quando a maré está baixa. A vegetação é bem selvagem e diversa. Caju, azeitona roxa, manga (de todos os tipos, para todos os gostos), araçá, goiaba, mangaba, camboim, guajirú são exemplos de frutas comuns por lá.

Além disso, encontram-se ao seu redor lagoas de águas cristalinas, onde o som que se houve são os cantos dos pássaros e as copas das árvores que chacoalham com o vento. Um dos caminhos pra chegar até uma delas, que é conhecida como Lagoa da Mutuca, é uma trilha no meio do mato, que passa por dentro das propriedades de pessoas simples, humildes, que tiram da terra o seu sustento e não fazem cara feia nem hesitam em ajudar quem precisa de ajuda. O povo dessa terra é mesmo uma gente simples e sofrida, mas batalhadora, que encontra motivos pra sorrir mesmo nas adversidades.

Pois é, Pititinga é tudo isso e muito mais. As lembranças e o apego emocional que eu tenho por esse lugar são imensuráveis. Por mais que eu descreva as maravilhas de lá, só sabe e sente quem um dia pôde desfrutar de suas delícias. Então, é isso, espero que tenha dado pra ter uma noção de como Pititinga é grande em sua essência, e como perceber a sua natureza pode mudar a nossa forma de ver e valorizar as coisas simples da vida.




Aí abaixo estão alguns momentos congelados que flagrei durante esses anos nesse lugar maravilhoso...



Panorâmica da praia quando a maré estava subindo


Adoro Pititinga em fim de tarde!


Barco de pesca ancorado


As dunas douradas pelo sol


Morro do Coconho


O que tem por trás das dunas


Um coqueiro solitário no Morro do Coconho


Ipê lilás colorindo a paisagem que se esconde atrás das dunas


Sobre flores e espinhos

Sobre a natureza selvagem


Uma lua tímida que divide espaço com sol


Sobre uma vida modesta que se leva sobre as águas

Pititinga à tardinha (mais uma vez)


Presente do mar para a terra


Sobre o mar: seus movimentos, cores e encantos

A vida na praia em um fim de tarde


Vai e vem das ondas do mar


Barra do Punaú, Rio do Fogo - RN


Barra do Punaú, Rio do Fogo - RN


Rio Punaú


O que se vê nas margens do Rio Punaú
Lagoa Grande


Lagoa Grande


Lagoa da Mutuca

Fotos: Mariana Manta


3 comentários:

  1. Esse post tá lindo de viver! É um prazer ter você aqui no blog compartilhando tanta coisa linda!

    ResponderExcluir
  2. Ai! você é linda, seu blog é lindo e as fotos que você tirou são melhores ainda!
    Parabéns!!

    Encantada!

    www.petitcookie.com.br

    ResponderExcluir

 
Ontem Escrevi © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo :: design e código gabi