Dicas para poupar dinheiro

13 de março de 2015


Via: weheartit.com
É muito importante que a gente tenha compromisso nessa meta de poupar dinheiro, pois ela demanda muita tranquilidade, principalmente para quem não sai do shopping sem pelo menos uma sacola de compras.

Faz tempo que estou pesquisando e lendo diversos artigos e postagens de blogueiras queridas que sempre nos dão muitas dicas sobre tudo, e também sobre finanças. Depois de muito ler, escolhi as minhas e agora vou repassar para vocês.

Antes de tudo vamos dar um beijinho e um abraço na palavra poupar e saber a diferença entre POUPAR e ECONOMIZAR. Economizar apenas pode fazer você gastar o que economizou em outra coisa. Poupar é o ato seguinte de economizar, é você mudar hábitos para a redução de gastos. É você chegar ao fim do mês com sobra.

♥ Pague tudo que está devendo (ainda) quando receber: evite gastar antes de pagar o que você está devendo, isso evita que a gente gaste o que não pode e tenha um maior controle sobre o nosso dinheiro livre, daí você poderá saber quanto você pode gastar ou poupar.

♥ Tenha uma poupança: leve a sério a sua poupança, o dinheiro que você aplicará nela deve ser dado como morto, já era, é pra o futuro. NÃO GASTE. Se você não tem conta em banco, pegue um pote de vidro, caixinha, pasta, algo que você possa guardar seus reais tão suados. Reserve pelo menos 10% da sua renda pra essa poupança. Se agora estiver difícil, coloque 1%, mas comece a fazer essa poupança e de acordo com a melhora das suas contas você vai aumentando esse valor.

♥ Dê férias ao seu cartão de crédito: tente pagar tudo em dinheiro. É simples. Você sabendo a grana que você tem de verdade é certeza que você terá mais controle sobre seu dinheiro. E não esqueça que cartão de crédito é uma mulher mentirosa, te ilude e te engana, aquela facilidade toda pode mais pra frente te afundar, portanto, cuidado com ele. Só use quando não tiver outra saída. MESMO.

♥ Tenha controle: Tenha seus gastos, o que entra e o que sai, tudo na ponta do lápis. Saiba tudo o que acontece com seu dinheiro. Isso vai te ajudar muito. Eu uso essa planilha no meu computador Morando Sozinha e o Orçamento Inteligente, que a Fran também indicou. Não esqueça de sempre ter um bloquinho pra anotações na bolsa, afinal, nunca se sabe.

♥ Tenha metas: Simples. Tenha metas concretas do que você quer conquistar e trabelhe firme para isso.

♥ Corte custos: Corte luxos desnecessários e veja o que você realmente precisa para passar o bem o mês. Vale mudar plano de TV à cabo – ou até cancelar, em tempo de Netflix já não é uma necessidade -, diminua seu plano de celular, mude de salão de beleza. Evite sair todo final de semana, ficar em casa vendo filminho também é muito gostoso.

♥ Pare de comprar por um tempo: Também é super simples, dê um tempo mesmo de comprar, faça looks diferentes com as roupas que você já tem, evite ir ao shopping sem objetivo, abrir e-mails de promoções, ver instagrans de lojas, vá ler um bom livro, estudar, veja uma série atrasada... 

Enfim, dar um tempo das compras vai ajudar você a se organizar e realmente começar a poupar de verdade.

Essas são as minhas dicas e são elas que estão dando base a essa minha nova fase controlada - torcendo pra dar certo. Se você tiver outra dica, pode compartilhar conosco!


4 comentários:

  1. Ótimas dicas, e eu preciso MUITO aprender a colocar em prática
    Beijinhos Altos e Baixos s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Isso é trabalho pra todas, também estou ralando pra colocar em prática essas dicas...
      Um beijo!

      Excluir
  2. Eu preciso infiltrar essas dicas na minha cabeça. Aff como sou gastona.
    E odeio isso. rs
    Boas dicas
    Beijinhos
    www.UmPinguinho.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha! Também sou, muito! Eu tenho que me trabalhar e sempre me fico me policiando, pois ou faço isso ou não consigo poupar nada! Estou na luta também!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir

 
Ontem Escrevi © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo :: design e código gabi